Encontrar o melhor piso para sala passa a ser um desafio para quem está reformando ou mesmo construindo. Afinal, existem tantas alternativas que fica até difícil escolher, não é mesmo?

Mas não se preocupe. No artigo de hoje, vamos explorar algumas boas ideias de piso para sala e como você poderá aproveitar as melhores alternativas para deixar a sua casa linda e do jeito que você sempre sonhou.

Para aprender tudo sobre o assunto, continue lendo!

Qual é o melhor piso para sala? Veja opções e alternativas

Existem muitos tipos diferentes de piso para sala. Só que este excesso de opções tem seu lado positivo e também seu lado negativo. A questão é que não importa o tipo de piso que você escolher: o mais importante é comprar um modelo que fique legal e que possa, assim, suprir suas expectativas.

Só que além disso, será muito importante que você opte, também, por um modelo que seja viável para a obra. Não adianta comprar qualquer tipo de revestimento para a sala, se esta não é a melhor alternativa para aquela obra em si.

Por exemplo, se você optar por uma cerâmica comum em uma sala rústica em casa de madeira, talvez não fique tão legal. No entanto, ao contrário fica ótimo: algum tipo de revestimento que pareça madeira, em uma sala de alvenaria.

Veja algumas opções de melhor piso para sala:

  • Piso vinílico em manta que imita madeira;
  • Piso laminado que imita madeira;
  • Cerâmica convencional;
  • Tacos de madeira;
  • Cimento industrial ao estilo rústico;

Falaremos sobre cada alternativa acima a partir de agora. Portanto, continue lendo!

Melhor piso para sala com piso vinílico em manta

Um dos melhores pisos para sala é, sem dúvidas, o piso vinílico em manta. Este tipo de revestimento é flexível, barato, fácil de instalar e fica muito legal em qualquer ambiente (não só na sala).

O preço de piso vinílico é algo que chama muita atenção, visto que é bastante acessível e pode baratear a obra como um todo. O preço do produto até pode ser um pouco maior do que o preço de um revestimento comum – só que a aplicação é muito fácil e você vai economizar bastante em mão de obra.

Este tipo de revestimento é feito, basicamente, de PVC. Ou seja, é um revestimento durável, muito resistente e ideal para quem quer um acabamento diferenciado e com aparência de madeira na sala de estar.

No entanto, existem outros tipos de estampas, que não apenas madeira, para que você possa escolher. E isto faz com que as alternativas sejam multiplicadas, uma vez que você terá muito mais opções de escolha.

Há modelos geométricos, coloridos, que imitam azulejos e várias outras estampas criativas e que vão deixar a sala do jeito que você sempre quis. Afinal, além de ter qualidade, o melhor piso para sala precisa, também, suprir suas necessidades estéticas!

Melhor piso para sala com piso laminado

Uma segunda alternativa de piso para a sala, é o piso laminado. Este, por sua vez, é uma alternativa bastante comum e hoje em dia já está muito em alta. O piso laminado é um tipo de revestimento feito em placas de madeira, que é muito fácil de ser instalado e é uma alternativa bem viável para quem quer fugir do convencional.

No entanto, o piso laminado exige alguns cuidados bastante importantes na hora de colocá-lo. Afinal, como se trata de uma lâmina de madeira, o piso bruto (contrapiso) precisa estar muito bem alinhado. Caso contrário, o piso laminado não ficará bom: os encaixes não vão dar certo, se criarão desníveis, relevos e quinas. 

Além disso, o piso laminado não pode receber muita água, pois a água pode infiltrar e fazê-lo soltar. Portanto, se você vai instalar na sala, cuidado para não derramar líquidos. E se acontecer, seque imediatamente!

Melhor piso para sala com cerâmica convencional

Uma alternativa bastante comum e prática para você escolher, é o piso de cerâmica convencional. Ele ainda é um dos melhores pisos para sala, pois a cerâmica está muito difundida no sistema de construção brasileiro – praticamente todo mundo sabe instalar e isto gera um custo baixo na mão de obra.

Hoje em dia, existem milhares de tipos diferentes de cerâmica, pois este é um tipo de revestimento que sempre tem saída nas lojas de materiais de construção. Logo, as indústrias podem investir mais para criar peças diferentes e originais.

Escolha um tipo de cerâmica que fique legal na sua sala e, se quiser, combine-a com as cores das paredes do ambiente. Tudo isso ficará bem legal!

Dica: existem cerâmicas que imitam madeira. Ou seja, se você não quiser comprar piso laminado ou piso vinílico, poderá optar por uma cerâmica que também tenha estampas amadeiradas. A estética não é a mesma, mas é uma alternativa – com certeza!

Melhor piso para sala com tacos de madeira

Você já ouviu falar nos tacos de madeira? Esta é também uma alternativa de melhor piso para sala, pois os tacos são diferentes, únicos e, quando encerados, ficam lindos! O grande problema para instalar tacos de madeira, é a mão de obra.

Como você sabe, os tacos precisam ser instalados um a um, com cola, nível e muito alinhamento. Portanto, a cada pecinha colada, você precisa alinhar e verificar o nível. Caso contrário, o trabalho poderá dar errado.

Ou seja: esta é uma alternativa que gera muita mão de obra e, portanto, o valor final da obra pode ser bem caro. No entanto, o resultado final é incrível, principalmente depois que limpar e passar uma cera brilhante. Fica ótimo! 

Melhor piso para sala com cimento industrial (rústico)

E por fim, você ainda pode deixar a sua sala sem nenhum tipo de piso! Isso mesmo. Uma alternativa barata e que pode deixar o ambiente diferente e bonito, é fazer uma sala com acabamento em cimento industrial. 

Este tipo de acabamento é ótimo para quem busca uma sala ao estilo industrial (na moda hoje em dia) e não consome muito orçamento, pois você não precisará comprar revestimentos – apenas investir na mão de obra para deixar o cimento queimado e liso.