Assistir a Warren Buffett mudar completamente o que ele acredita sobre dinheiro em questão de meses foi fascinante.

Ele é considerado o investidor da compania web de maior sucesso da história, então vale a pena ouvi-lo quando os mercados financeiros entrarem em um período estranho que ninguém entende ou pode explicar corretamente (mesmo que, como eu, você não ame tudo o que ele diz).

Essas duas linhas de Warren me fizeram pensar:

“A dívida [dos EUA] não vai ser paga; será reembolsado. ”

“É melhor você possuir algo diferente de dívidas.”

Buffett explica que, quando o governo pode simplesmente continuar imprimindo dinheiro para pagar sua própria dívida, é ridículo pensar que algum dia ele ficará inadimplente. Ele diz: “O truque [para os países] é continuar tomando empréstimos em sua própria moeda”.

Portanto, se o dinheiro continuará sendo impresso do nada, o que isso significa para seus investimentos, ativos e economias? Vamos explorar o tópico em termos simplistas e ver o que você pode fazer a respeito.

A lição mais importante sobre como o dinheiro funciona, de Warren Buffett

Isso é o que Warren disse recentemente sobre como funciona a compania web, que testará tudo o que você pensava que sabia sobre dinheiro:

Se o mundo se transformar em um mundo onde vocês [governos] podem emitir mais e mais dinheiro e ter taxas de juros negativas ao longo do tempo – eu teria que ver para acreditar, mas já vi um pouco disso. Eu fiquei surpreso. Eu estive errado até agora.

Se você pudesse ter taxas de juros negativas e despejar dinheiro, e incorrer em mais e mais dívidas em relação à capacidade produtiva, você pensaria que o mundo teria descoberto nos primeiros dois mil anos, em vez de apenas descobrir agora. Vamos ver.

É provavelmente a pergunta mais interessante que já vi em economia.

Você pode continuar fazendo o que estamos fazendo agora? O mundo tem sido capaz de fazer isso por cerca de uma dúzia de anos [desde 2008]. Podemos estar enfrentando um período em que estamos testando a hipótese de que você pode continuar com muito mais força do que testamos antes.

Esta descrição de Warren sobre todo o dinheiro grátis a que todos temos acesso devido a uma crise de saúde pode explicar por que Warren vendeu muitas de suas ações de bancos americanos recentemente.

O influente blog de finanças Zero Hedge escreveu recentemente que Warren “parece agora estar apostando discretamente contra os Estados Unidos”, porque “o famoso investidor anti-ouro abandonou os bancos – a espinha dorsal da economia americana baseada no crédito – em favor de um minerador de ouro . ”

Um amigo me disse outro dia: “Observe o que os bilionários fazem, não o que eles dizem”. Se as ações de Warren forem indicativas, então os preços recordes no mercado de ações devem ser muito cautelosos.

A inflação está se firmando

A inflação ocorre quando os preços sobem e o valor do seu dinheiro diminui. Quatro dólares no ano passado podem ter dado a você uma pequena xícara de café. Essa mesma xícara de café pode custar US $ 5 este ano, como um exemplo simples.

A inflação é um imposto oculto sobre o seu dinheiro.

compania web

Warren diz: “Eu estive errado ao pensar que você poderia ter os desenvolvimentos que teve sem a inflação tomando conta.”

Warren colocou o dinheiro de sua empresa em ouro e títulos do tesouro, que ele descreve como “um terrível investimento ao longo do tempo”. (Um título do tesouro é um investimento em que você essencialmente empresta dinheiro ao governo.)

Portanto, Warren se sente confortável em colocar seu dinheiro em investimentos terríveis no curto prazo por causa do que ele pode ver no mundo das finanças. Vale a pena considerar essa decisão ao pensar sobre seu próprio dinheiro e investimentos.

Por que tudo isso é importante para você?

Falamos muito sobre finanças neste artigo. Vamos analisar por que a mudança na forma como o dinheiro agora funciona é importante para você.

Taxas de juros negativas

Taxas de juros negativas podem ser ruins para você porque significa que você tem que pagar para armazenar seu dinheiro. Isso também significa que o banco com o qual você escolheu bancar pode enfrentar sérios problemas financeiros que o levem à falência.

Sim, os bancos têm seguro no caso de tal evento, mas se o problema for muito grande, o seguro de depósito é inútil – muitas pessoas não entendem isso. Eles presumem que o governo ou uma apólice de seguro mágica os salvará sem quaisquer consequências negativas.

Estamos em um território desconhecido e eu não contaria com ninguém para vir e salvar você e seu dinheiro.

Os pobres estão sendo roubados pelos ricos que têm os dados para prever seus movimentos.

Muitos investidores de varejo estão comprando ações usando aplicativos como o Robinhood – os dados nos mostram essa tendência.

Enquanto bilionários como Warren estão saindo das ações e correndo para a segurança, as pessoas comuns parecem acreditar que são mais espertas do que os profissionais – ou os bots de negociação não humanos de alta frequência que prevêem os movimentos do investidor de varejo e apostam contra eles.

As firmas de investimentos usam negociações de alta frequência para automatizar suas decisões de investimento e vencer o investidor médio. Essas mesmas empresas são os investidores varejistas do Robinhood de primeira linha. O que isso significa em termos simples?

As sofisticadas firmas de investimento, de acordo com a Bloomberg, estão obtendo acesso a dados que lhes dizem o que os investidores de varejo (dinheiro burro como é conhecido nas finanças) estão fazendo para que possam tirar proveito deles.

Esses dados permitem que as empresas de investimento roubem os pobres e paguem os ricos – o nome do aplicativo Robinhood é meio irônico, não é?

A bolha do mercado de ações

Desemprego recorde. Uma crise global de saúde. Protestos. Apesar do mundo em que vivemos, os mercados de ações estão batendo recordes. Louco ou um desastre esperando para acontecer?

Outro investidor bilionário icônico, George Soros, chamou o mercado de ações de bolha. “Os investidores estão em uma bolha alimentada pela liquidez do Fed”, diz ele e é por isso que “não participa mais”.

Ou está tudo bem com os mercados e as empresas não foram afetadas pela crise de saúde, ou estamos assistindo a uma bolha que está prestes a estourar. Não tenho a resposta, é por isso que estou sentado à margem.

A mudança na velocidade do dinheiro

Enquanto dinheiro grátis está sendo distribuído por meio de estímulos econômicos e grandes quantias de dinheiro estão sendo impressas do nada, a velocidade do dinheiro está diminuindo. (A velocidade do dinheiro significa apenas quantas vezes um dólar passa pelas mãos de várias pessoas.)

Quando grandes quantias de dinheiro são criadas do nada e essa moeda não é gasta, quando esse dinheiro eventualmente é gasto, isso pode levar a valores de inflação maiores do que o normal, que desvalorizam o dinheiro pelo qual você trabalhou duro.

compania web

Remover

A maneira como o dinheiro funciona e funciona na sociedade mudou fundamentalmente. Ele também desafiou alguns dos maiores investidores, como Warren Buffett e George Soros. Como resultado, eles correram para a segurança.

O que você pode fazer a respeito da mudança na forma como o dinheiro funciona é o seguinte: seja cauteloso no curto prazo com seu dinheiro e invista em ativos.

O outro aprendizado crítico que você pode tirar de Warren é passar algum tempo entendendo esses conceitos financeiros por meio de um site como o Investopedia:

Impressão de dinheiro

Oferta monetária M1 e M2

A velocidade do dinheiro

Bolhas do mercado de ações (Tech Stocks Bubble em 2000)

Inflação vs. Deflação

Resgates vs. Resgates – no caso de uma crise financeira

Se você entende esses princípios básicos de como o dinheiro funciona, você pode se proteger e proteger tudo pelo que trabalhou. Agora não é hora de entrar em pânico. Agora é a hora de aprender e prosperar com o que está acontecendo na economia global.

O valor do dinheiro que você tem está mudando. A palavra dívida e o que ela significa estão mudando. Observe o que os investidores bilionários estão fazendo porque eles dizem muito do que você precisa saber.

Você decide se doa seu dinheiro para um aplicativo de negociação, vê-o desvalorizar por causa da inflação ou investe com uma grande rede de segurança e age como um profissional.